INSTITUIÇÃO

Política de Qualidade

Humanização. Organização. Modernidade.

Qualidade dos Serviços. Proximidade ao Utente

Numa instituição de solidariedade social, como é o caso da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, torna-se indispensável a criação e implementação de mecanismos que permitam assegurar a prestação de serviços de qualidade em todas as suas valências e respostas sociais.
A implementação de um sistema de gestão da qualidade dará resposta a uma série de necessidades sentidas pelas pessoas que, diariamente, trabalham com empenho e dedicação na Instituição.
A criação de procedimentos de atuação, a definição de tarefas e a avaliação de desempenho, a análise dos níveis de satisfação de clientes e colaboradores e, acima de tudo, a adoção de políticas que coloquem o utente no centro das atenções da organização, são questões essenciais para a Instituição.
A implementação de um sistema de gestão da qualidade, de acordo com as normas ISSO 9001:2015, apresenta-se como uma oportunidade para melhorar os procedimentos de uma Instituição que olha para o futuro e põe, em primeiro lugar, a atenção e cuidados prestados às pessoas.

Com a implementação deste sistema pretende-se:

  • Satisfazer as necessidades e expectativas dos residentes, utentes e respectivas famílias, colaboradores, fornecedores e da comunidade em geral;
  • Estabelecer e reforçar parcerias sólidas e de longo prazo com a comunidade;
  • Promover uma estratégia de desenvolvimento sustentado da organização, baseada na melhoria contínua dos serviços prestados e na sustentabilidade financeira;
  • Promover o desenvolvimento de uma equipa dinâmica e com elevados níveis de conhecimento e formação, cuja actuação seja orientada para os valores da instituição;
  • Utilizar as reclamações e sugestões como motivação para promover a melhoria contínua dos serviços prestados;
  • Assegurar o funcionamento do Sistema de Gestão da Qualidade, baseado na norma NP EN ISO 9001, que garanta a definição e cumprimento de objectivos da qualidade numa perspectiva de melhoria contínua.

"Conforto pessoal, apoio à Infância, apoio social e lúdico a sectores diferenciados da população."

A Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo